Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Carros com placas oficiais cometem infrações de trânsito impunemente

    Durante três meses, o Fantástico acompanhou veículos em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo e flagrou abusos de quem tem e de quem não tem autorização para usar essas placas.

    Publicado por G1 - Globo.com
    há 11 anos

    Qualquer cidadão comum está sujeito a receber uma multa ao cometer uma infração de trânsito. Mas a história é diferente para carros com placa oficial.

    Foi o que o Fantástico constatou acompanhando por três meses esses veículos especiais, destinados a autoridades. Confira na reportagem de Bruno Tavares e Maurício Ferraz.

    Ultrapassagem em local proibido e perigoso. Carro estacionado onde só é permitido parar por 5 minutos.

    "Tava dirigindo para uma autoridade", diz o motorista.

    Político usando carro público para compromissos pessoais.

    Estas são apenas algumas das muitas irregularidades encontradas pelo Fantástico envolvendo carros com placas oficiais.

    Durante três meses, nossa reportagem acompanhou esses veículos em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. Flagramos vários abusos de quem tem e de quem não tem autorização para usar essas placas. E descobrimos que muitos desses carros são invisíveis à fiscalização!

    As placas oficiais só podem ser usadas por algumas autoridades municipais, estaduais ou federais.

    "Prefeitos, governadores, secretários estaduais, municipais, ministros, presidentes dos tribunais ou chefe do Ministério Público e oficiais generais das Forças Armadas", afirma o capitão Julyver Modesto de Araújo, do comando de policiamento de trânsito da PM de SP.

    A placa indica que um carro pertence a um senador da República. O motorista dele estaciona em um local proibido, no aeroporto de Brasília.

    Com uma câmera escondida, registramos mais irregularidades na capital federal. O motorista do carro de um ministro do Poder Judiciário ignorou a sinalização e parou sobre a vaga para deficientes. Outro veículo da Procuradoria da República foi estacionado em local proibido. Foram 31 minutos e 25 segundos. O produtor do Fantástico tentou parar no mesmo local.

    Fantástico: Quanto tempo posso deixar parado?

    Policial: Na verdade o senhor não pode ficar parado, porque é só o momento de embarque e desembarque. Isso é pra todo mundo.

    Durante vários dias seguidos, flagramos carros com placas oficiais parando em fila dupla no aeroporto. Mesmo tendo espaço suficiente para fazer a coisa certa. Um carro foi praticamente abandonado pelo motorista.

    Em outro lugar, as placas indicam que é proibido parar e estacionar...

    Ver notícia na íntegra em G1 - Globo.com

    • Publicações68462
    • Seguidores114
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações55
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/carros-com-placas-oficiais-cometem-infracoes-de-transito-impunemente/100682860

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)