Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Lei de Santa Maria obriga prefeitura a fiscalizar boate e vetar funcionamento

    Publicado por G1 - Globo.com
    há 11 anos

    A Lei Orgânica de Santa Maria (RS), uma espécie de Constituição do municipio, afirma que cabe privativamente à prefeitura da cidade "suspender ou caçar o alvará de localização de estabelecimento que infringir dispositivos legais". Outros dispositivos da lei de Santa Maria também obrigam a prefeitura a fiscalizar os locais. Na última terça-feira (29), o prefeito Cezar Schirmer eximiu a municipalidade da responsabilidade de fiscalizar casas noturnas, dizendo que a tarefa cabe ao Corpo de Bombeiros.

    "A prefeitura não é responsável. A prefeitura está com tudo na lei", afirmou em entrevista o secretário de Relações de Governo e Comunicação, Giovani Mânica, que citou o parágrafo primeiro da lei estadual 10.987, no qual está escrito que os bombeiros deverão realizar inspeção e que aquele que não apresentar plano de prevenção e proteção contra incêndio poderá sofrer sanções do Corpo de Bombeiros, como multas, advertência e interdição."Não sou eu quem responsabiliza (o Corpo de Bombeiros). É a lei", disse o secretário.

    A própria Constituição Federal prevê que compete aos municípios legislar sobre questões locais e promover adequado ordenamento territorial, mediante"controle do uso" do solo urbano.

    Apesar de negar a responsabilidade pela fiscalização, a prefeitura informou nesta sexta-feira (1º) em seu site que deu início à inspeção de 15 estabelecimentos em uma ação conjunta do Setor de Fiscalização de Posturas, da Secretaria de Município de Controle de Mobilidade Urbana (SMU), e da Vigilância Sanitária (assista ao vídeo ao lado) .

    O fogo na boate Kiss, que matou 236 pessoas na madrugada de domingo (27), teve início durante um show da banda Gurizada Fandangueira, que fez uso de artefatos pirotécnicos no palco.

    A Polícia Civil investiga se a casa noturna poderia estar em funcionamento no dia da tragédia, depois que a informação de que a boate estava com o alvará de prevenção a incêndios vencido desde agosto de 2012 foi divulgada. "Está vencido desde agosto. O alvará é necessário para o funcionamento da casa na sua normalidade" , disse o tenente-coronel Moisés da Silva Fuchs, comandante do Corpo de Bombeiros da Região Central do Rio Grande do Sul, na manhã seguinte à tragédia.

    Especialistas ouvidos pelo G1 rechaçam a versão da prefeitura. "O bombeiro não fiscaliza, quem dá a licença e quem fiscaliza é a prefeitura" , afirma o especialista em Direito Civil, Franco Mauro Brugioni. "A legislação sobre alvará ou licença de funcionamento é de competência municipal. Isto significa que compete ao município legislar e fiscalizar o funcionamento de estabelecimentos localizados dentro de seus limites".

    O bombeiro não fiscaliza, quem dá a licença e quem fiscaliza é a prefeitura [...] Se o alvará dos bombeiros venceu, cabe à prefeitura lacrar a boate"Franco Mauro Brugioni, especialista em Direito Civil Cabe, em última instância, à pref...

    Ver notícia na íntegra em G1 - Globo.com

    • Publicações68462
    • Seguidores114
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações46
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/lei-de-santa-maria-obriga-prefeitura-a-fiscalizar-boate-e-vetar-funcionamento/100325045

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)