Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Conheça o presídio exclusivo de PMs para onde podem ir réus do Carandiru

    G1 teve acesso com exclusividade à casa prisional na Zona Norte de SP. Mizael é preso mais famoso na unidade que já teve Cabo Bruno e Rambo.

    Publicado por G1 - Globo.com
    há 11 anos

    Única prisão no estado de São Paulo exclusiva para policiais militares, o Presídio Militar Romão Gomes pode ser o destino dos 23 PMs condenados pelo massacre do Carandiru a 126 anos de prisão cada . Na última semana, o G1 visitou os pavilhões da unidade prisional que fica na Zona Norte de São Paulo e completa 64 anos neste domingo (21).

    Com 184 das 225 vagas ocupadas por presos até terça-feira (16), a unidade tem espaço para mais 41 internos, segundo a Justiça Militar. "Se os 26 réus do Carandiru forem condenados, eles vão ocupar todas as vagas sem superlotação", afirmou o tenente-coronel Daniel Augusto Ramos Ignácio, comandante e diretor do Romão Gomes.

    Sob a condição de não terem seus nomes divulgados nem os rostos fotografados, os detentos conversaram com o G1 sobre suas rotinas no presídio e sobre o julgamento. Para a maioria, a condenação pelo massacre do Carandiru é difícil de ocorrer.

    "Não sei se teve um culpado ou todos foram culpados. A probabilidade de serem condenados é pequen", disse um subtenente da PM aposentado. Ele contou que um dos réus do massacre do Carandiru é seu amigo. "Não espero vê-lo aqui".

    Entretanto, mesmo que haja uma eventual condenação, a ida desses policiais para o Romão Gomes pode demorar. Em geral, a jurisprudência diz que réus soltos que são condenados ficam fora das grades até que suas defesas esgotem os recursos nas instâncias superiores.

    Além disso, parte dos acusados se aposentou ou se desligou definitivamente da corporação. Nestas condições, o destino seria para uma prisão comum, onde há pavilhões seguros para garantir a integridade física de ex-PMs. A Penitenciária de Tremembé, no interior de São Paulo , pode ser um desses destinos.

    Atualmente, só oito dos 26 réus continuam na ativa. Alguns foram promovidos e se tornaram oficiais mesmo com a acusação de assassinatos.

    O homicídio, aliás, é o tipo de crime que mais manda PMs para o Romão Gomes. Dos atuais 184 detentos, 96 (52,1%) estão lá por homicídio, segundo levantamento recente feito pela administração da casa. Crimes sexuais e roubos são as outras violações mais comuns.

    "Não tem gente boazinha aqui não. Tem gente perigosa", disse Daniel Ignácio, comandante do presídio em que os presos têm uma rotina diferenciada: são identificados com crachás, vivem em celas abertas ou dormitórios com televisão, mas só podem jogar futebol com autorização por escrito.

    Entre os presos está o advogado e policial militar reformado Mizael Bispo de Souza, o mais famoso detento da casa, condenado em março a 20 anos de prisão pela morte da advogada Mércia Nakashima, ocorrida em 2010.

    No passado, as "figuras ilustres" do Romão Gomes haviam sido Cabo Bruno - que ficou 27 anos preso por chefiar um esquadrão da morte - e o soldado Otávio Lourenço Gambra, o Rambo - conhecido por aparecer em imagens que registraram a agressividade da polícia na Favela Naval, em Diadema, no ABC.

    A equipe de reportagem do G1 não passou pela porta de detector de metais, mas teve as mochilas revistadas. O telefone celular do fotógrafo foi confiscado temporariamente.

    Nas guaritas, PMs fardados e armados vigiam os colegas presos, que v...

    Ver notícia na íntegra em G1 - Globo.com

    • Publicações68462
    • Seguidores114
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações26
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/conheca-o-presidio-exclusivo-de-pms-para-onde-podem-ir-reus-do-carandiru/100470788

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)