Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Justiça quer mais três júris de PMs por massacre do Carandiru neste ano

    Outros 56 policiais serão julgados por 96 das 111 mortes, diz TJ-SP. Mais três júris estão programados; no primeiro júri, 23 foram condenados.

    Publicado por G1 - Globo.com
    há 11 anos

    A Justiça de São Paulo quer julgar, ainda neste ano, os demais policiais militares réus no massacre do Carandiru. De acordo com a assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça de SP (TJ-SP), 56 PMs deverão ser julgados até dezembro por 96 das 111 mortes na Casa de Detenção. A previsão é realizar mais três júris.

    Em 1992, a Polícia Militar invadiu o Pavilhão 9 para conter uma rebelião de presos. No total, 82 PMs respondem em liberdade pelos assassinatos ocorridos em 2 de outubro daquele ano. O Ministério Público informa outro número. Para a Promotoria, apenas 79 deles estariam vivos.

    Devido à quantidade de acusados, o processo foi desmembrado em quatro júris, usando como critério o número de policiais que entraram armados nos andares e a quantidade de detentos mortos nesses respectivos pavimentos.

    Na semana passada, ocorreu o primeiro desses julgamentos. No domingo (21), sete jurados condenaram 23 policiais que estavam nas Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), a 156 anos de prisão em regime fechado por 13 mortes ocorridas no primeiro andar do Carandiru. Outros três réus foram absolvidos e mais duas vítimas foram ignoradas da acusação por não haver comprovação de quem as matou.

    A sentença foi dada pelo juiz José Augusto Nardy Ma...

    Ver notícia na íntegra em G1 - Globo.com

    • Publicações68462
    • Seguidores114
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações19
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-quer-mais-tres-juris-de-pms-por-massacre-do-carandiru-neste-ano/100471993

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)