Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Governo deve enviar pedido para plebiscito em uma semana

    População deve responder sim ou não sobre temas políticos e eleitorais. Congresso é quem autoriza a consulta.

    Publicado por G1 - Globo.com
    há 11 anos

    O governo sinalizou que deve enviar o pedido de convocação de plebiscito sobre a reforma política até terça-feira da semana que vem ao Congresso.

    O plebiscito começa a ser desenhado pelo governo. A população deve responder sim ou não sobre temas políticos e eleitorais que quer ver modificados, como, por exemplo, se o financiamento de campanha deve ter dinheiro público, privado ou os dois, ou se o voto deve ser proporcional ou distrital.

    A presidente Dilma disse que as perguntas à população serão discutidas com prefeitos, governadores e representantes dos partidos governistas e da oposição, que são contra o plebiscito para reforma política.

    "Consulta popular sempre é muito bem vinda, mas ela não pode servir neste instante para desviar o foco das questões centrais que afligem os brasileiros. Vamos falar da saúde, da educação, da mobilidade urbana e vamos fal...

    Ver notícia na íntegra em G1 - Globo.com

    • Publicações68462
    • Seguidores114
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações8
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/governo-deve-enviar-pedido-para-plebiscito-em-uma-semana/100582651

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    A participação do povo é essencial, no que concerne a aprovação ou a rejeição de propostas referentes a política em geral, alterando a estrutura do regime político governante ou seja da própria Constituição.
    O plebiscito é um direito político, assim como uma garantia fundamental regido pela CF, o qual em seu art. 14 prevê que: "A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante:
    I - plebiscito"
    ...
    Portanto e resguardado ao povo esse direito e muitos outros, mas só não é posto em prática muitas vezes, pela falta de conhecimento ou pelo fato de agirem por omissão. continuar lendo