Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Cooperativa de garimpeiros deverá ser regularizada em seis meses

    Justiça determina que Coomigasp deverá ser organizada por um interventor. Segundo MPE, movimentação financeira da cooperativa sugere fraudes.

    Publicado por G1 - Globo.com
    há 11 anos

    Após a Cooperativa de Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp) ter tido intervenção por ordem da Justiça, a entidade deverá ser organizada em seis meses. O interventor nomeado Marcos Alexandre Mendes será o responsável pela regularização. Contratos irregulares serão desfeitos. Dívidas contraídas ilegalmente não serão pagas e quem não for garimpeiro vai deixar a cooperativa. Uma auditoria começa em 30 dias.

    "A partir daí nós vamos abrir uma conta bancária para cada garimpeiro para quando esse valor for repassado, que seja diretamente para os garimpeiros. Ele não vem mais para a cooperativa", disse o interventor.

    Uma investigação do Ministério Público do Estado (MPE) revelou que mais de 30% dos associados...

    Ver notícia na íntegra em G1 - Globo.com

    • Publicações68462
    • Seguidores114
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações77
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cooperativa-de-garimpeiros-devera-ser-regularizada-em-seis-meses/111966332

    Informações relacionadas

    Câmara dos Deputados
    Notíciashá 15 anos

    CEF diz que recursos de Serra Pelada chegarão aos garimpeiros

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    O Ministério Público Estadual não detém legitimidade para pedir intevenção na Cooperativa de Mineração que detém Alvará de concessão de lavra da União Federal. Também, não se fundamentou a sentença judicial do Juiz de Curionópolis na acefalia administrativa prevista no art. 49 do Código Civil para nomear 'administrador judicial'.
    Diz o CCB-Art. 49. Se a administração dapessoa jurídica vier a faltar , o juiz, a requerimento de qualquer interessado, nomear-lhe-á administrador provisório."
    Logo não há previsão legal para essa exdrúxula INTERVENÇÃO JUDICIAL, numa cooperativa, que tendo fins econômicos se iguala a uma 'recuperaçao judicial'.
    Devem os advogados da COOMIGASP ingressar com 'conflito de atribuição' no STJ para anular a sentença do Juízo de Curionópois e eliminar a intervenção judicial ilegal.
    TELMO MARINHO - Advogado Belém Pará continuar lendo