Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Entenda a mudança no IPTU em SP

Lei sancionada pelo prefeito Haddad foi suspensa pela Justiça. IPTU deve subir para 1,8 milhão de imóveis e cair para 227 mil.

Publicado por G1 - Globo.com
há 10 anos

As mudanças na cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para 2014 em São Paulo estão suspensas pela Justiça. Confira abaixo o que foi aprovado pela Câmara, como a medida afeta cada tipo de contribuintes e qual é a polêmica judicial envolvendo o tributo:

Todos imóveis terão aumento?

Não. A lei trata de forma diferente os 3.130.546 contribuintes paulistanos. Terão aumento 1.847.024 imóveis. O imposto cai para 227.340. Além disso, 1.056.182 estão isentos.

A revisão do IPTU era obrigatória?

Sim. A obrigação de reajustar o imposto estava definida em lei aprovada em 2009, na gestão de Gilberto Kassab (PSD). Cumprindo a previsão, Haddad enviou o projeto de lei nº 15.889/2013 para a Câmara e ele foi aprovado em 29 de outubro.

Como foi determinado o percentual de alta?

O governo municipal atualizou o valor venal dos imóveis na chamada Planta Genérica de Valores (PGV). A gestão aplicou parte da valorização constatada pelo mercado imobiliário desde 2009.

Como o imposto é calculado?

O IPTU é calculado pela multiplicação do valor venal por uma alíquota variável para cada área da cidade. A lei reduziu a alíquota em 0,1 ponto percentual.

A valorização imobiliária será toda aplicada no reajuste?

Segundo a Prefeitura, não. Em alguns casos os imóveis se valorizar...

Ver notícia na íntegra em G1 - Globo.com

  • Publicações68462
  • Seguidores114
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações83
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/entenda-a-mudanca-no-iptu-em-sp/112094616

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)