Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Presidente de sindicato diz que alerta sobre guindaste em obra foi ignorado

    Presidente do Sinacon afirma que técnico de segurança fez comunicado. Dois operários morreram na quarta-feira (27) após peça desabar em SP.

    Publicado por G1 - Globo.com
    há 10 anos

    O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil de São Paulo (Sinacon) e deputado estadual, Antonio de Sousa Ramalho, afirmou nesta quinta-feira (28) que um técnico de segurança suspeitou que o içamento da última peça da cobertura da Arena Corinthians poderia apresentar problemas. O deputado, porém, não especificou quais foram os indícios de insegurança apontados pelo operário.

    "O técnico disse eu chamei o meu engenheiro de segurança, que concordou comigo que estava inseguro, que havia sinais de que esta torre iria tombar. O nosso engenheiro chamou o engenheiro de produção para dizer que estava muito perigoso. O engenheiro perdeu um certo tempo conversando com ele e ainda brincou: você é engenheiro de segurança do trabalho eu sou engenheiro civil. Isso é responsabilidade da engenharia civil e eu acho que isso aqui está 100% seguro, não há risco nenhum." Segundo ele, o fato de ser hora de almoço pode ter salvado muitas vidas.

    A comunicação da suspeita do técnico e do engenheiro de segurança foi protocolada na obra, de acordo com o presidente do sindicato.

    Investigação da Polícia Civil

    Falha humana, defeito no guindaste e instabilidade do terreno são as principais hipóteses investigadas pela Polícia Civil de São Paulo para tentar encontrar a causa do acidente que matou dois operários na quarta-feira (27) nas obras do estádio do Corinthians, em Itaquera, Zona Leste, local escolhido para a abertura da Copa do Mundo, em junho de 2014.

    "Tem que apurar se houve falha humana, problema mecânico ou instabilidade do terreno", disse nesta quinta-feira (28) ao G1 o delegado Luiz Antonio da Cruz, titular do 65º Distrito Policial, Artur Alvim.

    O delegado e seus investigadores apuram as circunstâncias e eventuais responsabilidades pela queda de parte da cobertura do estádio que era içada por um guindaste que tombou, derrubando a peça de cerca de 400 ton...

    Ver notícia na íntegra em G1 - Globo.com

    • Publicações68462
    • Seguidores114
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações48
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/presidente-de-sindicato-diz-que-alerta-sobre-guindaste-em-obra-foi-ignorado/112160374

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)